Evo diz que Bolívia deixará de ser um Estado mendigo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou nesta segunda-feira (2/10) a situação de estabilidade e crescimento da economia boliviana e antecipou “que este ano deixaremos de ser um Estado mendigo para nos transformar em uma nação com dignidade e sobera

O líder boliviano rebateu as críticas da direita e de setores empresariais, que afirmam que a economia do país se desenvolve “por inércia” e guiada por “piloto automático”.



“Digo que a Bolívia deve deixar de ser um Estado mendigo (dependente da cooperação internacional), no qual os ministros da área econômica viajavam ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial com o chapéu na mão para pedir esmola e cobrir o déficit fiscal”, afirmou Evo.



Manifestações da direita
Empresários e governadores de oposição a Evo se manifestaram nesta segunda-feira contra os plenos poderes concedidos à Assembléia Constituinte, em vigência desde a última sexta-feira.



Governadores de cinco departamento (estados) chegaram a fazer uma reunião para estudar que tipo de medidas serão tomadas para enfrentar as decisões que vierem a ser tomadas pelos constituintes.