Cuba inicia Jornada contra o bloqueio imposto ao país

Começa nesta terça-feira (3/10), em Havana, a Jornada de Reflexão Popular contra o bloqueio a Cuba, com a participação de organizações sociais e da população em geral.

A mobilização ocorrerá até 27 de outubro e terá inúmeros fóruns de debate, pronunciamentos de entidades sindicais e estudantis e uma ampla difusão a respeito do tema, como resposta à política agressiva dos Estados Unidos.



Durante o mesmo período, serão transmitidos pela televisão e pelo rádio programas cujo conteúdo servirá para que todos os cubanos tenham conhecimentos do chamado Plano Bush, documento no qual se detalha a estratégia norte-americana para recrudescer o bloqueio comercial, econômico e financeiro aplicado contra a Ilha desde a Revolução de 1959.



Em diversos países também ocorrerão discussões, organizadas por funcionários do governo cubano em missões de trabalho.



Assembléia da ONU
Está marcada para o próximo dia 8 de novembro a reunião anual da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que tradicionalmente rejeita o fim do bloqueio, devido à forte pressão exercida pelo governo norte-americano.



Apesar do poderio norte-americano, também é tradicional que a maioria dos países posicionem-se ao lado de Cuba na Assembléia da ONU. Apesar disso, os impactos negativos do bloqueio continuam em vigor.