Argentina ratifica criação do Parlamento do Mercosul

A Câmara dos Deputados da Argentina ratificou por unanimidade o Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul, órgão considerado fundamental para o aprofundamento do bloco regional.

Com a ratificação do Protocolo Constitutivo, que contava com a aprovação do Senado, o Congresso argentino cumpre com o compromisso segundo o qual os parlamentos dos países da região devem aprovar antes do fim do ano a criação deste órgão.



Dessa forma, a Argentina se soma ao Paraguai e Brasil, cujos Congressos já ratificaram a criação do Parlamento do Mercosul, mas falta a aprovação do Uruguai.



O Parlamento terá sua sede em Montevidéu, capital do Uruguai, e numa primeira etapa seus membros serão eleitos pelos Congressos nacionais de seus respectivos países, enquanto numa segunda fase serão designados numa eleição direta prevista para 2014. O presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, Alfredo Atanasoff, acredita ser possível que o organismo seja lançado em novembro em Montevidéu.



Os deputados argentinos aprovaram também um Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, que estimulará a realização de obras de infra-estrutura e diminuirá as assimetrias entre os sócios “menores”, Paraguai e Uruguai, e o Brasil e a Argentina.