Putin diz que ação georgiana é terrorismo

O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste domingo (1/10) que a prisão e detenção de quatro oficiais do Exército russo é um ato de terrorismo.

O líder russo também adicionou que os quatro, presos sob acusação de espionagem, são “reféns”. Esta foi a primeira vez em que Putin falou abertamente das relações russas com a Geórgia.


 


O presidente deu a declaração depois de uma reunião de seu Conselho de Segurança para discutir a tensão crescente de seu país com a Geórgia.


 


O presidente russo tinha declarado anteriormente que a Geórgia estava tentando provocar Moscou com a ajuda do que ele chamou “patrocinadores externos”.


 


A Rússia anunciou a suspensão da retirada programada das tropas russas da Geórgia que estava programada para se concluir em 2008.


 


Correspondentes dizem que as relações entre os dois países atingiram seu pior momento em pelo menos dez anos.


 


O ministro do exterior, Gela Bezhuashvili, disse que espera que a Rússia compra a sua parte no acordo de retirada e acusou Moscou de tentar amedrontar o povo georgiano.


 


O governo georgiano, levado ao poder após uma suspeita “revolução de veludo”, recebe apoio de Estados Unidos e União Européia nas disputas com a Rússia. Recentemente, o país manifestou o desejo de integrar o pacto militar do Atlântico Norte (Otan).