General é nomeado primeiro-ministro na Tailândia

Os líderes do golpe militar de setembro na Tailândia anunciaram a criação de uma constituição provisória e apontaram o general Surayud Chulanont para ser o novo primeiro-ministro. A cerimônia de posse do novo premiê aconteceu neste domingo (01/10).

Os militares apresentaram a nova constituição em pronunciamento na TV e disseram que ela foi endossada pelo rei Bhumibol. O Exército vai manter vários poderes até as próximas eleições, prometidas para o final do ano que vem.


 


O líder da junta golpista, o general Sonthi Boonyaratglin, disse à agência de notícias Reuters que na sexta-feira ele foi à casa do general Surayud “e levou meia hora para convencê-lo a aceitar o cargo”.


 


Os militares tomaram o poder por meio de um golpe militar no dia 19 de setembro, depondo o ex primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. Thaksin, que foi eleito em 2001, foi um líder polêmico. Apesar de ser extremamente popular junto à população rural, sua fortuna e estilo populista lhe renderam vários inimigos e dividiram o país.


 


Numa tentativa de diminuir a pressão sobre seu governo, Thaksin convocou eleições antecipadas em abril, mas a oposição se recusou a tomar parte no pleito e milhões de eleitores protestaram.


 


As eleições foram declaradas inválidas. O partido do premiê, Thai Rak Thai, teve 57% dos votos, mas o resultado foi amplamente contestado.


 


No dia 19 de setembro, soldados invadiram o Palácio de Governo na capital, Bangcoc, e tanques tomaram posições ao redor do prédio aproveitando a ausência do premiê, que estava em Nova York para a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


 


Encontros políticos com mais de cinco participantes foram banidos. Jornais e emissoras de rádio e televisão foram fechadas.


 


Os líderes do golpe anunciaram que comandantes regionais tomariam conta de áreas fora da capital, Bangcoc.