Déda vence eleições no 1° turno em SE, diz IBOPE

Em pesquisa divulgada no intervalo de novela global, IBOPE confirma vitória de Marcelo Déda (PT), no 1° turno em Sergipe, com 53% das intenções dos votos.

Depois de muita polêmica, foi anunciada na noite deste sábado, 30/09, a pesquisa do Ibope em relação às intenções de voto para os cargos de governador e senador de Sergipe. A pesquisa deveria ter sido divulgada na edição da última sexta-feira pelo telejornal SETV 2ª edição, da TV Sergipe, emissora afiliada da Rede Globo.



Porém, devido a uma representação da coligação ''Sergipe no rumo certo'', encabeçada pelo PFL, o resultado não ao ar. No Jornal Nacional deste sábado, a cena se repetiu. Foram divulgados os levantamentos em outros Estados do Nordeste, mas Sergipe não foi citado. Porém, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em uma sessão especial nesta noite, autorizou a divulgação dos números depois de um recurso do próprio Ibope.



Imediatamente após a nova decisão, a TV Sergipe anunciou o levantamento do Ibope no intervalo da novela que é exibida após o Jornal Nacional. Os números reafirmam a tendência de vitória no 1° turno, do candidato oposicionista a governador Marcelo Déda (PT), da coligação ''Sergipe vai mudar'', com 53% das intenções de voto. O candidato das forças conservadoras, o atual governador do estado João Alves Filho (PFL) teria 43%. Já o candidato João Fontes (PDT) aparece com 2%. Toeta (PSTU) e Adelson Alves (PSDC) teriam 1% das intenções de voto cada. O candidato pelo PCB, Professor Celestino não pontuou.



Na disputa pelo senado, a candidata a reeleição Maria do Carmo Alves (PFL) aparece com 48%, empatada tecnicamente com o ex-Presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra (PT), com 47%. A margem de erro das pesquisas feitas pelo Ibope é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Com estes dados, a diputa tende a ficar mais acirrada neste domingo. Para garantir a tranquilidade do processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitou a presença de tropas federais nos municípios de Itabaiana, Canindé do São Francisco, Propriá, Japaratuba e Carira, com o apoio do Ministério Público Eleitoral, através do procurador Eduardo Botão Pelella. A presença de tropas federais nesses municípios vai trazer tranqüilidade para o eleitor, que vai poder participar do processo democrático e escolher seu candidato sem medo de represálias.



Mas mesmo com as tropas federais espalhadas por todo o estado, o abuso econômico e a campanha “suja” tem ocorrido. No município de Nossa Senhora da Glória, a 180 Km da capital, o juiz do município, Gustavo Adolfo, apreendeu ontem uma ambulância do Samu Estadual que estava distribuindo óculos, além de CD’s apócrifos, contra os candidatos da coligação Sergipe Vai Mudar.



Em outro incidente, um Veículo com dinheiro e propaganda eleitoral foi apreendido na capital sergipana. Um carro branco com sacolas repletas de dinheiro em espécie, num total de R$ 100 mil, e dezenas de cheques foram apreendidos pela Polícia Federal. Além disso, o carro estava com material de campanha eleitoral do candidato ao cargo de deputado estadual André Moura (PSC) e bandeiras do candidato à reeleição, o governador JOão Alves Filho e da candidata à reeleição para o Senado, Maria do Carmo Alves (PFL). Para agravar mais ainda a situção, a apreensão foi feita em um carro da Secretaria Estadual de Segurança Pública e de que o motorista seja um servidor público estadual.


 


Com agências