Bahia pode ter segundo turno na disputa para governador

A novidade neste 1º de outubro na Bahia é a possibilidade de segundo turno para a eleição de governador com a divulgação ontem (30) da pesquisa Ibope.

A pesquisa mostra o candidato do PFl do senador Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto com 51% das intenções de votos e Jaques Wagner do PT com 41%, mas somados os votos atribuídos aos outros candidatos a diferença é de 2 pontos percentuais,o que com a margem de erro pode viabilizar o segundo turno.   


 


Quem vive na Bahia sabe que a divulgação desse resultado é um fato novo. Na eleição de 2002 o Ibope dizia que Wagner possuía apenas 15% das intenções de votos e Paulo Souto tinha 54%. O resultado da eleição ficou muito distante disso. Wagner chegou a 27% e Paulo Souto obteve 38% dos votos.


 


Na reta final a divulgação de um resultado mostrando uma distância tão grande entre os dois candidatos promove desânimo. Sem dúvida em 2002 favoreceu a Paulo Souto.


 


Na verdade, nas eleições de 2002, em números absolutos Paulo Souto obteve 2.871 mil votos, Wagner, 2.057 mil. Houve  o crescimento dos votos brancos e nulos que somados superaram 1 milhão de votos.Tantos eleitores que se desinteressaram pela eleição baiana pode ter sido reflexo do esfriamento da disputa promovida pelos números da pesquisa.