Advogados de Saddam dizem que julgamento é uma farsa

A equipe da defesa do presidente deposto iraquiano Saddam Hussein disse hoje que o julgamento por genocídio contra seu cliente é uma farsa e pediu uma intervenção da comunidade internacional para detê-la.

“Pedimos à opinião pública mundial e a todas as organizações que trabalhem a fim de deter esta farsa”, afirmou a defesa em comunicado.


 


A nota acrescenta que as práticas realizadas pelo novo juiz, Mohammad al-Ureibi al-Khalili, “demonstram que o julgamento é um teatro que representa uma espécie de justiça vitoriosa e um ato de vingança contra o dirigente legítimo do Iraque e seus colaboradores”.


 


“O processo não tem nada a ver com a lei ou com a busca de justiça, um valor que está sendo degradado pelas forças invasoras”, acrescentou.


 


Na terça-feira, Hussein foi expulso da sala onde o julgamento estava sendo realizado pela terceira vez em menos de uma semana, após uma discussão com o presidente do tribunal, que ocupou o lugar do magistrado anterior, Abdullah al-Amiri..


 


 


Amiri foi retirado pelo primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, após ter sido criticado por suposto favorecimento a Saddam Hussein. Esta decisão levou os advogados de Saddam a boicotar o “julgamento”.