Copa 2014 foi tema do encontro de Lula e presidente da FIFA 

A bola está com vocês”. Com esta frase, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, manifestou seu apoio à candidatura do Brasil em sediar a Copa de 2014. Blatter se reuniu nesta quinta-feira (28/09), no Palácio do Planalto, com o presidente Lula e o ministr

Para o ano de 2007, o Brasil irá apresentar um planejamento que deverá estar incluído em um dossiê de candidatura. O anúncio da sede da Copa de 2014 será feito em maio de 2008.


 


Após o encontro, Orlando Silva Jr., ministro do Esporte, afirmou estar convencido de que a Copa de 2014 será mesmo no Brasil. Para ele, o rodízio de continentes-sede, a força brasileira no futebol e o comprometimento do governo federal com a Fifa atestam essa condição.


 


“Tivemos uma conversa amistosa, discutimos alguns projetos e o presidente Lula reiterou o interesse de termos novamente uma Copa do Mundo no Brasil e, para isso, o país tomará todas as medias necessárias para ser a sede”, explicou.


 


O ministro destacou também que abrigar pela segunda vez na história o maior torneio de futebol do mundo irá proporcionar um salto de qualidade em toda a estrutura ligada ao futebol. “A Copa do Mundo do Brasil representará grande impulso na melhoria técnica das estruturas ligadas ao futebol e no desenvolvimento sócio-econômico do país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos”, disse.


 


Apoio


 


Joseph Blatter saiu do encontro satisfeito com a garantia de apoio do governo, que, segundo ele, é fundamental para as pretensões do Brasil. O presidente da Fifa ressaltou ainda a grandeza do futebol brasileiro – respeitado e admirado em todo o mundo – e que seria um agradecimento a Copa ser aqui.


 


“A bola está com vocês. Nós vamos apresentar o Caderno de Encargos e o país-sede precisa atender às exigências, que são altas. Pelo rodízio estabelecido, em 2014 a Copa será na América do Sul”, afirmou o presidente da Fifa. O Caderno de Encargos a que Blatter se referiu é um documento com as exigências necessárias para sediar uma Copa do Mundo. As obrigações incluem apresentar estádios modernos e investimentos nas áreas de segurança, transporte e comunicações.


 


Atualmente, nenhum estádio brasileiro atende aos requisitos necessários para uma Copa do Mundo – como ter todos os lugares numerados e cobertos. Além das arenas esportivas adequadas, uma sede de Copa precisa se estruturar em várias outras áreas, como segurança condizente com o megaevento, transporte de fácil acesso, qualificação do pessoal envolvido na organização, rede hoteleira ampla e outros fatores fundamentais em um país nas dimensões do Brasil. “É possível. Onde há vontade, há caminho”, comentou Blatter.


 


Dias antes do início da Copa do Mundo da Alemanha, o ministro Orlando Silva Jr. e o coordenador-executivo da Comissão Paz no Esporte, Marco Aurelio Klein, reuniram-se com organizadores alemães com o objetivo de ouvir das autoridades como foram desenvolvidos os trabalhos de preparação da Copa 2006. Além disso, tiveram o contato com as instalações de alguns estádios e esquemas de segurança e transporte.


 


Fonte: Ministério do Esporte