Chávez admite falhas, mas vê seu governo no caminho certo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu nesta quarta-feira (27/9) que cometeu alguns erros ao longo de sua gestão, mas disse que o país está num caminho correto e comemorou a possibilidade de reeleger-se para se corrigir as falhas e transformar o

Numa entrevista à emissora de TV Venevisión, o presidente analisou o período em que está à frente do país, desde 1999. “Ensaiamos idéias que achávamos que eram soluções, mas que no fim não eram. Cometemos erros”, admitiu. Mas prometeu que após as eleições de 3 de dezembro tudo será diferente.



“Estou absolutamente seguro de que já agarramos o touro pelos chifres”, disse, garantindo que será capaz de solucionar “problemas acumulados gigantescos, como o setor da habitação, a luta contra a insegurança e a questão dos meninos de rua”, entre outros.



O presidente se comparou ao inventor Thomas Alva Edison, que, até chegar à lâmpada elétrica, “cometeu no caminho milhares de equívocos que foram mostrando o caminho, porque às vezes é preciso avançar por tentativa e erro”.



Eleições
Chávez mostrou total confiança em sua vitória nas eleições presidenciais de dezembro. Ele pediu aos candidatos de oposição que “não se sintam derrotados” e procurem ocupar “seus espaços democráticos” ao invés de “tramar golpes de Estado e planos de assassinato”.



Na sua avaliação, apesar dos erros cometidos, “mais de 70% de seus concidadãos dizem que as coisas melhoraram” durante sua gestão.



Pouco mais de 16 milhões de venezuelanos vão às urnas em 3 de desembro para escolher o presidente que dirigirá o país entre 2007 e 2013.