PMDB e PT podem formar as maiores bancadas do Paraná

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco e pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indicou que a coligação Paraná Unido (PT, PHS, PL, PAN, PRB, PCdoB) e a coligação Paraná Forte (liderada pelo PMDB) são as favoritas nas e

As entidades divulgaram um quadro de tendências sobre a próxima composição da Câmara Federal, para todos os estados brasileiros. O resultado da pesquisa no Paraná segue tendência de estudos nacionais que indicam que petistas e peemedebistas continuarão com as maiores bancadas na Câmara.


De acordo com a avaliação do Diap e do Congresso em Foco, depois do PMDB e da coligação liderada pelo PT, vem a coligação Voto Limpo (PPS, PFL) e a coligação Paraná da Verdade (PDT, PP, PTB e PSB) que pode conseguir seis ou sete vagas cada uma. A pesquisa mostra também que a tendência do PSDB é de eleger entre três e quatro deputados federais.


A pesquisa foi feita com base em indicações de políticos, assessores, jornalistas, cientistas políticos e pesquisadores da área. Segundo o site Congresso em Foco, o levantamento permitiu apontar apenas tendências, havendo a preocupação de ouvir o máximo de fontes de informação possível, procurando confrontar projeções de forças políticas que estão em conflito na disputa eleitoral, além de ter sido consultados resultados de pesquisas espontâneas de intenção de voto.


Favoritos


A pesquisa listou 44 nomes de candidatos paranaenses com grande possibilidade de conquistar uma das 30 vagas paranaenses na Câmara. De acordo o levantamento, o PMDB é o partido que, independente de coligações, deve obter maior número de cadeiras no Paraná. Os candidatos favoritos da legenda são os deputados federais candidatos à reeleição Max Rosenmann, Osmar Serraglio, Hermes Parcianello, Takayama, Odílio Balbinotti, Moacir Micheletto, Reinhold Stephanes e André Zacharow, além do ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldair Rizzi, do ex-vereador Marcelo Almeida e do herdeiro da Nutrimental Rodrigo Rocha Loures.


Os candidatos do PT paranaense com maior probabilidade a garantir uma vaga na Câmara são os deputados federais Dr. Rosinha, Colombo, Dra. Clair, Vitorassi, Selma Schons, Assis do Couto e os deputados estaduais Ângelo Vanhoni e André Vargas. Do PFL paranaense aparecem na lista o ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, os deputados federais Abelardo Lupion e Eduardo Sciarra, a ex-vice-governadora Emília Belinatti, os ex-deputados federais Luciano Pizzatto e Alceni Guerra, e Setim, ex-prefeito de São José dos Pinhais.


Os tucanos paranaenses favoritos à Câmara são os deputados federais Gustavo Fruet, Affonso Camargo, Luiz Carlos Hauly e o presidente da Avipar, Alfredo Kaefer. Do PPS, são listados os deputados estaduais Ratinho Júnior e Marcos Isfer, o deputado federal Cezar Silvestre e o ex-deputado federal Irineu Rodrigues. O PP aparece na lista do Congresso em Foco com três candidatos, os deputados federais Nelson Meurer, Dilceu Sperafico e Ricardo Barros. E do PL, aparecem na pesquisa também três deputados federais: Giacobbo, Pastor Oliveira e Chico da Princesa.


Fazem parte ainda da lista de candidatos com maior probabilidade de conquistar uma cadeira na Câmara os deputados federais petebistas Íris Simões e Alex Canziani, assim como o deputado estadual Barbosa Neto (PDT) e o ex-presidente da Paraná Esportes Ricardo Gomyde (PCdoB).


Paraná-Online: Rhodrigo Deda