Estudo indica que florestas ajudam a fazer chover

Um novo estudo estatístico vem apoiar a idéia de que quanto mais plantas houver em uma região, mais chuvas cairão ali. O resultado agrega impulso ao esforço pela preservação de áreas verdes em regiões secas, de forma a evitar que desertos cresçam e absorv

O verde pode ter uma série de efeitos sobre o clima local. Acredita-se que as plantas transferem umidade do solo para o ar por meio de evaporação nas folhas, e mantendo a água do solo perto da superfície, onde também ocorre evaporação. Além disso, a superfície das plantas — mais escura se comparada às areias brilhantes dos desertos — absorve mais calor o que, juntamente com a textura rústica, pode criar correntes de ar e turbulência, resultando em mais — ou menos — chuva.


 


Todos esse efeitos já foram incorporados em modelos de computador que buscam prever o clima, mas há desavenças sobre quais efeitos são mais importantes aonde, e por quê. O novo estudo conclui que a vegetação responde por 30% da variação das chuvas no Sahel da África. O resultado aparece no periódico Geophysical Research Letters.


 


Para isolar o efeito da vegetação, pesquisadores combinaram registros de chuva de 1982 a 1999 com dados de satélites da Nasa mostrando variações na cobertura vegetal do Sahel, região da África ameaçada pela desertificação. Como uma correlação simples apenas mostraria que mais chuva coincide com mais verde — nada de novo nisso — os cientistas adotaram uma abordagem mais original.


 


Eles examinaram como a chuva passada podia ser usada para prever a chuva no futuro, mês a mês, por 18 meses. Em seguida, refinaram as “profecias” acrescentando um outro fator: o verde no mês anterior. Se a vegetação não afetasse as chuvas, o acréscimo do verde não deveria fazer do modelo um meio de previsão melhor ou pior.


 


Mas, ao levar o verde em consideração, as previsões ficaram mais precisas – em 30%.


 


E esta é uma estimativa conservadora, disse um dos autores do estudo, Sietse Los, ao serviço noticioso online news@nature. A descoberta sugere que a chuva estimula o verde, que estimula a chuva. Do mesmo modo, uma superfície árida deve tender a manter a atmosfera seca.