Mascote do Nirvana, garoto da capa do Nervermind ainda lucra

Spencer Elden tinha 4 meses quando foi fotografado para o álbum do Nirvana; 15 anos depois, continua ganhando dinheiro com isso.

A criança que aparece nadando atrás de uma nota de US$ 1 presa em um anzol na capa de Nevermind tinha apenas quatro meses de idade quando foi fotografada. Os membros do Nirvana queriam estampar o disco com a imagem de um bebê nascendo na água – a idéia surgiu depois de Kurt Cobain ter assistido a um documentário sobre o assunto – mas como seria muito caro comprar a foto, decidiram contratar um fotógrafo.


 


Kirk Weddle pediu então a um casal de amigos, Rick e Renata Elden, que deixassem fotografar o filho, Spencer Elden. E, sem nem mesmo se dar conta, o garoto acabou se tornando um dos símbolos de uma geração. Tanto que, no aniversário de dez anos de Nevermind, em 2001, a revista Rolling Stone recriou a cena com o protagonista original. Detalhe: dessa vez, a nota era de US$ 10.


 


Mas, ao contrário do que se possa pensar, Spencer não faturou um tostão com seu emprego de modelo. Em vez de dinheiro, ele recebeu de Kurt Cobain uma cópia do disco de platina que a banda ganhou com as vendas de Nevermind. Em um entrevista, Courtney Love chegou a dizer que pagaria “um jantar” para o garoto quando ele crescesse.


 


Spencer Elden voltou a aparecer em uma capa de disco em 2003. No encarte de The Dragon Experience“, terceiro álbum do trio canadense Skinny Puppy, o garoto californiano aparece em uma fotografia sendo atingido por um raio.


 


A capa foi inspirada em um sonho que o líder da banda, cEvin Key (ele grafa assim o nome), teve aos 11 anos de idade. O mascote do Nirvana só topou participar da empreitada porque sua antiga babá era justamente a namorada de Key. O pagamento? Um pôster reproduzindo a capa.


 


Para a sessão de fotos, Spencer vestiu a camiseta originalmente pintada pelo músico no momento em que ele acordou. Em seu sonho, Key recebia a visita de dragões tridimensionais. À Rolling Stone, Spencer declarou, na época: “A cada cinco anos alguém vai me ligar perguntando sobre o Nirvana… E eu provavelmente vou conseguir algum dinheiro com isso.”


 


Fonte: G1