Contra tudo e todos, Mantega crê em recuperação da economia

Na contramão do mercado financeiro, que tem baixado suas expectativas para o crescimento da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou nesta segunda-feira (25/9) previsões bastante otimistas para o PIB (Produto Interno Bruto).

Em entrevista em São Paulo, o ministro disse que o PIB vai crescer entre 1,2% e 1,4% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, após uma alta de só 0,5% no segundo trimestre. Para Mantega, todos os anos há um “trimestre ovelha negra”, mas isso não vai impedir que a economia brasileira cresça 4% neste ano.



Os analistas de mercado, entretanto, reduziram nesta segunda-feira a previsão de crescimento de 3,11% para 3,09%, segundo o boletim Focus divulgados semanalmente pelo Banco Central. Há quatro semanas, a previsão era de alta de 3,50%.



Apesar disso, Mantega afirmou que com a divulgação do PIB do terceiro trimestre a tendência do boletim Focus vai se reverter. Para 2007, ele prevê crescimento acima de 5%.



Dossiê
Assim como já havia feito na última sexta-feira, o ministro voltou a desvincular a tensão no mercado financeiro verificada recentemente da denúncia de compra de dossiê contra tucanos por petistas. “A economia brasileira ganhou solidez e se tornou imune a certos conflitos políticos”, disse.



Ele afirmou que a economia já mostrou que não é mais suscetível a crises políticas durante 2005 – quando ocorreu o escândalo do mensalão – e lembrou que houve forte oscilação nos mercados emergentes na semana passada devido à desaceleração da economia americana.