Aumenta adesão de movimentos sociais a manifesto pró-Lula

O manifesto “Perdedores querem melar a eleição de Lula”, elaborado por lideranças e dirigentes de diversas entidades sociais, não para de receber adesões. Entre seus novos signatários nos últimos dias, destacam-se a Federação Nacional das Associações do P

A denúncia de lideranças dos movimentos sociais de que “a direita quer melar a eleição do Lula” teve, em poucos dias, repercussão surpreendente. De acordo com do coordenador de mobilização da campanha e secretário de Relações Internacionais da CUT, João Antonio Felício, os crescentes apoios ao manifesto continuam a chegar.


 


O texto exige a apuração do conteúdo do dossiê que envolve o ex-ministro da Saúde, José Serra, atual candidato tucano ao governo de São Paulo, com a máfia dos sanguessugas. Também quer a apuração do episódio da suposta compra de um dossiê contra o tucano.


 


Na opinião de Felício, a grande maioria do povo brasileiro já percebeu a tentativa do PSDB/PFL e de setores da mídia de prejudicar a reeleição do presidente Lula. “As pessoas percebem que apelam para o vale-tudo, explorando erros de pessoas que não estavam a serviço do partido, nem da campanha, muito menos do presidente”, falou.


 


Mais de 70 adesões
Lançado na última quarta-feira (20/9), o manifesto já contava com a adesão prévia de integrantes de mais de 70 movimentos sociais que apóiam a reeleição do presidente Lula. “O manifesto é assinado por membros das entidades representativas – e não por esses movimentos, em termos institucionais”, explicou Felício. “Nele, reivindicamos a apuração plena dos fatos e que se investigue o conteúdo das denúncias, para sermos justos, democráticos e éticos, sem aceitar uma lógica de dois pesos, duas medidas”, acrescentou.


 


Felício lembrou que uma série de denúncias apresentadas durante os oito anos de administração Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foram “minimizadas”, enquanto o governo Lula sofre ataques a cada nova denúncia.


 


“O dossiê Cayman, as denúncias de esquemas fraudulentos nas privatizações da Companhia Vale do Rio Doce e da Telebrás, os casos Marka e FonteCindam, todos foram tratados como coisas menores. E contra nós (do PT) tudo vira verdade. Isso é golpe”, acusou Felício. “Estou louco para saber qual era o conteúdo do vídeo apreendido pela Polícia Federal”, acrescentou.


 


Manifestações
Nos próximos dias, as mobilizações da campanha em todo país estarão munidas do manifesto para distribuição. “Agora, com toda essa tentativa de melarem o processo eleitoral, a militância vai para a rua mesmo. Esse episódio não vai nos abater e nem tirar nosso ânimo”, disse Felício.


 


Uma das preocupações da campanha de Lula será evitar que os atos públicos possam resultar em problemas de violência ou agressão entre adversários políticos, com a tensão política provocada pela oposição golpista.


 


Clique aqui para ler, na íntegra, o manifesto
“Perdedores querem melar a eleição de Lula”


 


Da Redação, com Portal do Mundo do Trabalho