PPS divulga pesquisa mentirosa para ajudar Alckmin

A manipulação de informações continua sendo a estratégia dos opositores da campanha do presidente Lula para criar suspeitas sobre a veracidade das pesquisas eleitorais feitas por institutos brasileiros, que confirmam a vitória de Lula no primeiro turno

O texto, que está sendo distribuído pela internet, tem a função clara de propagar a contra-informação. O eleitor, ao se deparar com esses números, presume que os partidos citados tenham informações privilegiadas e que portanto as pesquisas divulgadas sejam fraudadas.


 


O gerente de comunicação do Ibope, Marcelo Alvarenga, divulgou uma nota oficial no dia 15/9/2006 para repudiar as informações, afirmando que ''não existem, até o momento, pesquisas nacionais do Ibope Opinião com resultados que apontem a vitória do candidato Geraldo Alckmin''. Lei a íntegra do comunicado oficial:


 


Esclarecimento público
Comunicado do Grupo IBOPE sobre pesquisas eleitorais


 


Com relação ao e-mail distribuído via internet, em que a origem de um boletim com supostos resultados de pesquisas eleitorais é atribuída ao IBOPE, o Grupo esclarece que:


 


Não existem, até o momento, pesquisas nacionais do IBOPE Opinião com resultados que apontem a vitória do candidato Geraldo Alckmin. Esse e-mail é mentiroso.


 


Todas as pesquisas do IBOPE Opinião realizadas para divulgação estão à disposição para consulta no TSE e também em nosso portal www.ibope.com.br, como rege a legislação eleitoral.


 


O IBOPE é reconhecido pela imparcialidade, precisão e qualidade das informações divulgadas, não havendo, portanto, qualquer tipo de manipulação das pesquisas. O IBOPE rechaça qualquer acusação desse gênero, pois não se presta a esse papel.


 


São Paulo, 15 de setembro de 2006.
Marcello Alvarenga
Gerente de Comunicação do Grupo IBOPE