Aldo participa de fórum que reune chefes de 21 parlamentos

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), participará do 2º Foro Parlamentar Ibero-americano, em Montevidéu, no Uruguai, na segunda e terça-feira (dias 25 e 26). No encontro, que será realizado na sede do Congresso uruguaio, estarão chef

O foro é a versão parlamentar da Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, que reúne anualmente presidentes e primeiros-ministros dos 21 países. A cúpula acontece desde 1991 e o próximo encontro está marcado para novembro, também na capital uruguaia.


 


A principal atividade do encontro deverá ser a aprovação do Estatuto de Montevidéu, que formaliza a criação do foro como espaço de promoção parlamentar da integração dos países ibero-americanos. Cada país indicará seis representantes para integrar o organismo internacional. No caso brasileiro, serão três deputados e três senadores, com seus respectivos suplentes.


 


O estatuto prevê que as reuniões dos chefes de parlamentos antecederão e ocorrerão no mesmo país em que forem realizados os encontros dos respectivos chefes de Estado e governo. De acordo com o texto, uma das metas do Foro Parlamentar é avaliar as decisões tomadas pelos presidentes e primeiros-ministros nas reuniões da Cúpula Ibero-americana.


 


Depois de ser aprovado no encontro, o Estatuto de Montevidéu será submetido aos Congressos dos países signatários para poder entrar em vigor. A idéia da elaboração do documento surgiu no ano passado, durante o 1º Foro Parlamentar, na cidade espanhola de Bilbao. Nesse evento, a Câmara foi representada pelos deputados Badu Picanço (PL-AP), Geraldo Resende (PPS-MS) e Antônio Carlos Biffi (PT-MS).


 


Os países que integram o foro são: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


 


Agência Câmara