Ação no TRE contra adesivo preconceituoso

A coordenação jurídica da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraná ajuizou ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido de busca e apreensão de um adesivo preconceituoso contra o presidente da República.

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a campanha de Lula foi alertada sobre a distribuição de um adesivo apócrifo com o desenho de uma mão com apenas quatro dedos, coberto por um “X” vermelho, numa referência ao problema físico do presidente da República, que perdeu um dos dedos da mão esquerda quando operava um torno mecânico, em uma fábrica em São Bernardo.


A coordenação jurídica da coligação estuda também pedir a responsabilização criminal dos autores do adesivo, distribuído em vários pontos da cidade. “Temos a informação de que o adesivo está sendo entregue junto de material de campanha de um adversário. Em todos os carros em que o adesivo foi colado, é possível ver também a propaganda desse candidato de oposição”, afirma o advogado Emerson Fukushima. O candidato a que ele se referiu é o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).


Vários carros circularam na cidade com o adesivo, provocando protestos de entidades de defensores dos direitos dos portadores de necessidades especiais.


José Leite, representante das pessoas com deficiência no Conselho Nacional das Cidades, disse que o adesivo é uma agressão. “Isto não é uma crítica. Trata-se de um ataque preconceituoso e discriminatório, que leva em consideração a deficiência física do presidente. Esta deficiência não interfere em nada na ação do presidente. Infelizmente, este ato lamentável ocorre exatamente no dia em que buscamos divulgar a inclusão das pessoas com deficiência”, afirmou.