Bibiliotecas de BH recebem verbas federais

Dois importantes acervos mineiros, compostos de obras raras, vão receber recursos federais para garantir sua preservação e maior acesso de pesquisadores e estudantes. As bibliotecas da UFMG, no câmpus da Pampulha, e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e


    Segundo informações do banco, foram analisados 463 projetos de todos os estados, ficando Minas em segundo lugar em número de projetos o primeiro foi o Rio de Janeiro, com três.


 


    A conquista levou alegria à Biblioteca Padre Vaz da Faje/ISI, que guarda mais de 200 mil volumes, entre livros e periódicos, e detém o título de maior instituição privada da América Latina em obras sobre filosofia e teologia. Com a verba de R$ 300 mil destinada pelo banco, o diretor padre Geraldo Luiz de Mori vai poder cuidar melhor de um conjunto especial, já guardado sob vigilância, que são os mais de 1 mil livros raros, entre eles edições de Platão e outras de filosofia grega, a enciclopédia francesa, literatura do período colonial brasileiro e obras de Santo Agostinho.


 


    A segurança é nossa preocupação constante. Com os recursos e mais 15% de contrapartida do instituto, será possível fazer a higienização, prevenção contra insetos, acondicionamento adequado e aumentar a vigilância. Os serviços vão começar assim que recebermos o dinheiro'', disse padre Geraldo.


 


    A biblioteca universitária da UFMG também vai receber R$ 300 mil, quantia suficiente para dar início ao projeto de tratamento do acervo de 10 mil obras, incluindo a higienização, catalogação, acondicionamento e conservação dos volumes. Com tais serviços, informa a diretora Maria Elizabeth de Oliveira da Costa, será possível facilitar o acesso dos alunos a coleções valiosas. Nas prateleiras, estão enciclopédias, o testamento de Martim Afonso de Sousa (donatário da Capitania de São Vicente entre 1533 e 1571), bem como registros da história do Brasil e de Minas guardados durante os 79 anos da UFMG.


 


    A nova edição do processo de seleção de projetos de preservação de acervos começa no final de setembro e o regulamento estará disponível no portal do Banco: www.bndes.gov.br.


 


Fonte: Portal UAI