Vida e obra de Paulo Freire encenadas em espetáculo teatral, na Praça Sete

“Paulo Freire – os homens educam entre si”. Este é o nome da peça teatral que será encenada, quarta-feira (20/09), na Praça Sete, em Belo Horizonte, a partir de 17h. O espetáculo integra as comemorações da Semana Paulo Freire (que acontece na capital m


    “O modelo de educação libertária e transformadora de Paulo Freire é uma referência para nós, do Sind-UTE/MG. O Sindicato, durante toda a sua existência, sempre defendeu que o ato de educar vai muito além do ensinar a ler e escrever, mas pressupõe ajudar na formação de sujeitos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de intervir na realidade ao seu redor. Este é o modelo que sonhamos para Minas Gerais: que a educação pública ajude a formar cidadania, solidariedade, respeito, amor ao próximo, tolerância com as diferenças”, afirma a direção do Sind-UTE.


 


    O espetáculo está a cargo da Organização Caça Contos, grupo de teatro de rua com vários projetos desenvolvidos na área social e também com experiência em apresentações em escolas. Pernambucano como Paulo Freire, o diretor da peça, André Ferraz, afirma não ter tido dificuldades em montar o espetáculo. “Minha mãe o conhecia e eu fui aluno do Instituto Capibaribe, escola modelo de Paulo Freire, no Recife”, comenta.


 


    Segundo ele, com humor e entremeada por músicas, a peça fará um resgate dos principais acontecimentos da vida de Paulo Freire, suas ideologias e pensamentos, desde o momento em que começou a aprender a escrever, sua primeira professora, os projetos desenvolvidos no Brasil, o exílio no exterior, e assim por diante.


 


    O humor, ressalta, não é ocasional. Afinal, Paulo Freire sempre destacou, em suas obras, a alegria do aprender. A seriedade do ato de ensinar, dizia, não pode ser associado ao desgosto e à tristeza. Pelo contrário, não tem nada contra a alegria e o bom gosto.


 


    O espetáculo “Paulo Freire – Os homens educam entre si” tem, no elenco, os atores Germán Milich, Florencia Santángelo e Glauco Mattos.


 


    Em função da Semana Paulo Freire, o Sind-UTE/MG também produziu cartilha sobre a obra e a vida do educador, distribuída entre os trabalhadores em educação da rede pública estadual de Minas Gerais e às redes municipais filiadas.