Chávez, na ONU, chama Bush de “diabo”

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou de “diabo” ao chefe da Casa Branca, George W. Bush. Ao falar na Assembléia Geral da ONU, nesta quarta-feira (20), Chávez chamou o mundo a se levantar contra as pretensões hegemônicas estadunidenses, que, segu

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou de “diabo” ao chefe da Casa Branca, George W. Bush. Ao falar na Assembléia Geral da ONU, nesta quarta-feira (20), Chávez chamou o mundo a se levantar contra as pretensões hegemônicas estadunidenses, que, segundo ele, põem em risco a sobrevivência mundial.
Chávez disse que a maior ameaça existente neste planeta são as pretensões impeiralistas dos EUA. “O diabo está na casa de vocês. Ontem o diabo veio aqui. Este lugar cheira a enxofre”, afirmou, referindo-se à participação de Bush na Assembléia. Ele mostrou, na tribuna, um exemplar do livro Hegemonia ou sobrevivência, a estratégia imperialista dos EUA, do pensador estadunidense de esquerda Noam Chomsky.



“Ditadura mundial dos EUA”



Na opinião do preidente venezuelano, Bush dirigiu-se à audiência “como se fosse o dono do mundo, para impor receitas e para impor seu esquema de dominação, exploração e saque do resto dos povos”. E agregou: “Não podemos permitir que se instale e consolide uma ditadura mundial dos EUA”.



Para Chávez, a intervenção de Bush estava “cheia de cinismo e hipocrisia”, por tentar impor “uma falsa democracia das elites, através de bombardeios, agressões e invasões”. “Para onde quer que ele olhe, enxerga extremistas que querem escapar da miséria e recuperar a dignidade. Para ele, Evo Morales é um extremista”, afirmou.



“O mundo está despertando”



“O que acontece é que o mundo está despertando e começa a se insurgir contra o predomínio e o imperialismo dos EUA”, disparou. Chávez também previu que Bush viverá um pesadelo pelo resto de seus dias, protagonizado por aqueles que clamam pela igualdade dos povos e pelo respeito à soberania das nações.



“Faço um chamamento para que se detenha essa ameaça imperialista. A pretensão hegemônica dos EUA põe em perigo a sobrevivência da humanidade”, afirmou o governante sul-americano.



Duras críticas à ONU



O presidente bolivariano arremeteu contra o atual sistema da ONU e enfatizou a necessidade de impulsionar a Assembléia Geral das Nações Unidas, para que seja mais que um órgão de deliberação “que não tem nenhum impacto” no que acontece no mundo.



“O sistama da ONU, nascido depois da Guerra Mundial, entrou em colapso, desmoronou, não serve”, advertiu. E propôs uma refundação do organismo internacional, através da expansão e reforma do Conselho de Segurança e de maiores atribuições para o secretário-geral.



Venezuela X Guatemala



Chávez aproveitou a ocasião para promover a candidatura da Venezuela a um assento não-permanente no Conselho de Segurança, para o biênio 2007-2008. A Venezuela concorre com a Guatemala, uma candidatura apoiada pelos EUA.



Ele disse que seu país representará “uma voz independente”. Afirmou ter obtido os apoios decisivos dos países do Mercosul, da Caricom (Comunidade do Caribe), da Liga Árabe e de muitos países da União Africana, assim como da Rússia e da China, membros permanentes do Conselho.



Em meio às ameaças, bombas e guerras preventivas, Chávez vê razões para otimismo e prognosticou o começo de uma nova era. “Levantam-se correntes alternativas e juventudes com pensamento alternativo. A 'Pax Americana' e o modelo capitalista vêm abaixo”, afirmou. E deu como exemplo a recente cúpula dos Países Não-Alinhados.
A Casa Branca disse que os comentários do presidente Chávez “não merecem resposta”. Bush regressou a Washington nesta quarta-feira, depois de uma reunião com o presidente palestino, Mahmud Abbas.



Com agências