Venezuela e Irã selam aliança estratégica bilateral

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, selaram neste domingo (17/9) uma aliança estratégica bilateral entre os dois países, com a assinatura de vários acordos e convênios, a maioria para criar empresas mistas com tecnolog

Em um ato na Academia Militar de Caracas, os dois governos criaram um fundo de US$ 2 bilhões para financiar parte dos 29 acordos de cooperação em diversas áreas, concretizados neste domingo durante a visita de 30 horas do presidente iraniano ao país andino.



A assinatura dos acordos e cartas de intenções, a cargo de ministros e funcionários dos dois países, foi realizada na presença de Ahmadinejad e de seu colega anfitrião, sob um cartaz na qual se lia a frase ''Viva a revolução dos povos livres''.



Os novos acordos contemplam em sua maioria a criação de empresas mistas com tecnologia iraniana, destinadas à cooperação em diversas áreas, da prospecção petrolífera à produção de minas, e de projetos petroquímicos a códigos de vôo compartilhados entre as companhias aéreas dos dois países.



Esta visita será ''em benefício de todos os povos do mundo e contra injustiças que sofrem'', disse Ahmadinejad no ato de boas-vindas no aeroporto de Caracas, onde disse se sentir ''feliz por chegar a um país com um povo heróico e líderes valentes e inteligentes''.



De mãos dadas
Por sua vez, Chávez destacou que o Irã e a Venezuela são países ''com duas revoluções que andam de mãos dadas'', e aproveitou para discursar para os militares responsáveis por prestar as honras.



O presidente venezuelano também afirmou que os acordos a serem assinados entre os governos de Caracas e Teerã são todos sobre a transferência de tecnologia iraniana para Venezuela e nenhum, ressaltou, relacionado à criação ''de uma bomba atômica''.



''Já começaram os ataques internos e externos dos imperialistas (…), dizem que o presidente do Irã vem em busca de urânio e que nós já o produzimos (…). Não se cansam de mentir'', disse Chávez, que já tinha se encontrado com o presidente iraniano esta semana em Cuba, na Cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal).



Nesta segunda-feira, os dois governantes e suas comitivas viajarão ao estado caribenho de Anzoátegui, onde as empresas petrolíferas de ambas as nações perfurarão ''o primeiro poço petrolífero em associação bilateral'' na Faixa do Orinoco.