Movimentos se reúnem para discutir futuro da América do Sul

Representantes de movimentos sociais da América do Sul se reúnem a partir desta segunda-feira (18/9), em São Paulo, para discutir o destino da região e alternativas de integração dos povos. A reunião é preparatória para a Cumbre dos Povos da América do Su

A reunião termina na terça-feira (19), mas na manhã de quarta (20), paralelamente à reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Cingapura, representantes dos movimentos sociais vão aderir às Jornadas Globais de Ação contra as Instituições Financeiras Internacionais (IFIs).


 


De acordo com a Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, os movimentos sociais vão promover uma manifestação em frente ao escritório do Banco Mundial em São Paulo, juntamente com manifestantes de outras partes do mundo. Eles querem a ampliação e multiplicação do debate sobre os impactos produzidos pelas IFIs sobre os direitos humanos e ambientais dos povos.


 


O evento “Internacionalização capitalistas ou integração dos povos: para onde vai a América do Sul?” deve reunir representantes de vários movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Via Campesina, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lideranças indígenas, Rede Manglar (Equador), Fobomade (Bolívia), Comisión Nacional em Defensa Del Água y la Vida (Uruguai), entre outros.