Denúncia: Sindicato acusa PSDB de precarizar saúde em SP

A saúde de São Paulo pede socorro. Tudo porque os tucanos privatizaram o setor e população saiu perdendo.

A gestão tucana prejudicou a população. Entidades sociais, sindicatos e profissionais da saúde têm aumentado as críticas à política do governo estadual de entregar o setor às chamadas Organizações Sociais de Saúde (OSs) – o que na prática significa a terceirização de um serviço que deveria ser de competência do Estado.


 


Em São Paulo, em 1998, Mário Covas entregou três hospitais para OSs. Hoje, 45% dos serviços de saúde do Estado já estão a cargo do setor privado, e o restante está dividido entre as OSs e o Estado. São geridos pelas OSs 20 hospitais estaduais.


 


O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Cid Carvalhaes, denuncia os hospitais administrados pelas OSs, que fecham as portas para os doentes que exigem tempo de internação.


 


A manobra das OSs é não realizar procedimentos de alta complexidade e se concentrar em casos mais simples e de resolução mais rápidas, que têm internações de rápida rotatividade como os partos.


 


As denúncias indicam que os hospitais geridos pelas OSs não atendem baleados, atropelados e as vítimas de infarto. Existem hospitais que não têm aparelhos de hemodiálise nem leito para portadores de aids.


 


Cid Carvalhaes denuncia que os diretores das OSs recebem altos salários e que os cargos em comissão são preenchidos de acordo com interesses eleitoreiros.


 


Fonte: CUT-SP