Em vídeo de dossiê, Serra elogia bancada do MT por emendas

Um DVD de 23 minutos e 44 segundos é a peça principal do dossiê contra José Serra (PSDB) que Luiz Antonio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas, tentou vender ao submundo eleitoral. Com imagens editadas, o DVD mostra Serra em um evento no mês de maio de

Na época, Serra era ministro da Saúde. As ambulâncias haviam sido compradas com dinheiro do Ministério. Numa cena, Serra – acompanhado dos deputados Pedro Henry (PP-MT) e Ricarte de Freitas (PTB-MS), acusados de pertencer à máfia dos sanguessugas – entra num ônibus de atendimento que estava sendo entregue.



Dante de Oliveira, então governador, pergunta: “Foi empresa daqui [que adaptou o ônibus]?”. Henry responde: “Sim, e todas as ambulâncias também”. Serra diz “gostei” sobre o ônibus. Atrás dele, o então prefeito de Cuiabá, Roberto França, diz: “[O responsável] É o famoso Darci [Vedoin, pai de Luiz Antônio]”.



Darci aparece pelo menos quatro vezes no início do DVD ao lado do filho Luiz Antonio e orientando os motoristas na manobra das ambulâncias. Não há imagem dele ao lado de Serra.



Todos juntos
Na solenidade subiram ao palco Serra, Henry, Ricarte e o deputado Lino Rossi (PP-MT), apontado como campeão no recebimento de propina pela máfia dos sanguessugas. Na época, os três eram do PSDB.



O DVD mostra uma pequena parte do discurso de Serra e uma entrevista para repórteres. “É a primeira vez que vejo uma bancada de deputados fazer isso no Brasil, porque são investimentos relativamente modestos e que têm produtividade muito alta e atinge muitos municípios”, diz o ex-ministro.



Rossi, Henry e Ricarte são entrevistados: “Eu estou patrocinando R$ 6 milhões de emendas para o Orçamento deste ano. Todos os deputados do PSDB estão no Orçamento patrocinando emendas para isso”, diz Rossi. No final aparece a legenda “TV Vídeo Productions”.



Integram o dossiê ainda um vídeo que conteria as imagens da solenidade, sem edição, e seis fotografias – quatro delas de Serra no mesmo evento e duas de Geraldo Alckmin cumprimentando uma pessoa que, segundo a PF, é Sinomar Martins, ligado a Vedoin. Segundo representantes da campanha de Alckmin, a imagem é do então governador de São Paulo no 48º Congresso Estadual de Municípios, em 2004.



Para assistir ao vídeo, clique aqui


Leia também: Família Vedoin implica Serra na máfia das ambulâncias