Chanceler cubano faz balanço positivo de Reunião do Noal

A 14ª Conferência dos Países Não-Alinhados terminou neste sábado (16/9), em Havana.  A próxima cúpula já esta marcada: será no Egito, em 2009. No encontro na capital cubana, o Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal) ganhou mais dois integrantes: Ha

Agora, são 118 países-membros. No documento final, a ser apresentado, estão propostas para a revitalização e fortalecimento do grupo, que existe desde a Guerra Fria e trabalha para encontrar um novo significado.



O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Perez Roque fez um balanço positivo da reunião, que contou com a presença de 57 chefes de estado ou de governo, sendo 56 de países-membros e um convidado, além 90 ministros de Relações Exteriores.



Unidade e solidariedade
Segundo o Perez Roque, “um clima de unidade e coesão prevaleceu na Cúpula”. O Brasil, representado pelo chanceler Celso Amorim, acompanhou o encontro como observador e levou a mensagem de que é preciso uma cooperação ativa e projetos concretos para aumentar a unidade e a solidariedade entre os países.



De acordo com Amorim, “foi essa postura que nos permitiu criar o G-20, que hoje em dia tem uma posição nas negociações comerciais  internacionais que os países em desenvolvimento nunca tiveram”.



De Havana, o chanceler brasileiro segue para Nova Iorque, onde participa da abertura dos trabalhos da Assembléia Geral das Nações Unidas.