Sergipe: 30 mil acompanham comício de Lula, Déda e Zé Eduardo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na noite desta sexta-feira (15/9) em Aracaju. Mais de 30 mil pessoas acompanharam o comício na Praça do Siqueira Campos, maior bairro da capital sergipana. Acompanhado pelo secretário-geral da Presidência da R

Em seu pronunciamento, Lula pautou sua intervenção com base em três pontos. O primeiro destacou os avanços sociais e econômicos de seu governo; o segundo citou os malefícios que as elites já fizeram ao povo brasileiro; e o terceiro tratou do projeto de transposição do Rio São Francisco.



Lula afirmou que “no governo dele [Fernando Henrique] foram criados em média oito mil empregos por mês, enquanto que, no governo deste operário, a média é de 103 mil empregos por mês”. Em seguida, o presidente relacionou as principais ações de seu governo, destacando que, só em Sergipe, estão sendo investidos R$ 323 milhões em programas sociais, além da expansão da UFS para as cidades de Itabaiana e Laranjeiras.



“Paladinos da moralidade”
O presidenciável voltou a atacar o comportamento da oposição que, ao retardar a aprovação de projetos como o Fundeb, “pensa estar prejudicando o governo quando, na verdade, está prejudicando o povo brasileiro”, e aproveitou para criticar o ex-presidente Fernando Henrique. “Ele pode ter lido muito mais livros, mas não soube ler a alma do povo”.  Houve espaço para críticas à oposição também: “Nunca olharam para os pobres e, agora, em época de eleição, posam de paladinos da moralidade”.



A respeito do projeto de transposição do Rio São Francisco, Lula foi bem didático, ao dizer que “ninguém oferece um copo de água quando não tem”. Ele afirmou que o verdadeiro nome deste projeto é de “revitalização do Velho Chico” e que a emenda constitucional do Senador Valadares (PSB-SE), que destinará R$ 230 milhões por ano para revitalizar o rio vai ao encontro de sua proposta.



Avaliação positiva
Ao término do comício, os militantes saíram confiantes na reeleição de Lula, reforçado pela últimas pesquisas de intenção de voto. Para o estudante de História, Marcelo Leite, “a continuidade de Lula é a continuidade do projeto futurístico do país, para o povo brasileiro. Eu, como universitário, vejo um grande avanço na educação no Brasil”.



Já Margarida Souza afirma que “a eleição de Lula é de grande importância, é uma pessoa da gente, já passou pela pobreza e entende o que é uma pessoa sofrida. O governo dele foi muito bom, melhorou a situação do pobre”.


 


 


De Aracaju,


Christian Lindberg