Partidários de Obrador protestam em parada militar no México

Centenas de manifestantes protestaram contra o presidente do México, Vicente Fox, durante uma parada militar pelo dia da Independência, no centro da capital mexicana, neste sábado (16/9).

Mais de 200 simpatizantes do candidato derrotado Andrés Lopez Obrador carregavam faixas onde se lia “Fox, traidor da democracia”, na Praça de Zocalo, enquanto o presidente acompanhava o desfile militar.


Um outro grupo de manifestantes gritava “Obrador, Obrador”, enquanto o desfile acontecia na principal avenida do centro da capital mexicana.



Os manifestantes afirmam que Fox teve participação na no conturbado processo eleitoral que prejudicou o candidato progressista Lopez Obrador na eleição presidencial do dia 2 de julho.



A principal corte de Justiça Eleitoral do país rejeitou as acusações de fraude nas eleições e declarou o ex-ministro de Energia do governo Fox, Felipe Calderón, como presidente eleito no dia 5 de setembro. O candidato venceu o pleito por uma margem de diferença de apenas 234 mil votos entre os 41 milhões registrados na disputa.