Ahmadinejad diz que os EUA são a verdadeira ameaça nuclear

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad disse nesta sexta-feira (15/9) que os Estados Unidos são a verdadeira ameaça nuclear mundial, e insistiu que o programa nuclear de Teerã tem fins pacíficos. A afirmação foi feita em seu discurso durante a 14ª Reuni

“Por que os povos do mundo devem viver na sombra das ameaças atômicas dos Estados Unidos?”, perguntou Ahmadinejad aos representantes dos 116 países-membros do Noal presentes no encontro. “O que o Conselho de Segurança da ONU espera para reagir a tais ameaças?”, continuou.



Em seguida, pediu a seus interlocutores que o ajudem a lutar contra as tentativas de evitar que o Irã desenvolva sua atividade nuclear pacífica.



Os Estados Unidos pressionam o Conselho a impor sanções ao Irã para que suspenda o enriquecimento de urânio, atividade que pode ser usada tanto para fins pacíficos como para desenvolver armas nucleares.



Colaboração
Ahmadinejad disse que o Irã já demonstrou claramente que as acusações dos EUA são infundadas. “Washington sabe que nosso país colaborou totalmente com a Agência Internacional de Energia Atômica, que declarou que não estamos violando as normas”, afirmou.



Além disso, pediu uma reforma profunda do Conselho de Segurança e sugeriu que os Estados Unidos percam sua vaga (permanente) no organismo. O presidente iraniano ainda destacou que Washington usa o Conselho como base para impor suas políticas.



“O Conselho de Segurança, com a presença de superpotências, Estados Unidos e Grã-Bretanha, nunca promoveu a segurança no mundo”, disse, destacando que há décadas o organismo não consegue proteger os direitos do povo palestino.