Vice de Alckmin insinua que nordestinos não sabem votar

Para tentar segurar o fiapo de esperança que ainda persiste na desgastada campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato a vice na chapa do tucano, o senador José Jorge (PFL-PE), saiu-se com um comentário preconceituoso que certamente irá obrigá-lo a

Os integrantes do comitê de campanha do presidenciável tucano Geraldo Alckmin esperam que o quadro eleitoral mude nos 15 dias que antecedem a eleição, após o resultado das últimas pesquisas indicarem a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno.


 


Já na campanha do presidente Lula, o temor é que os números positivos possam desmobilizar a militância e criar um clima de ''já ganhou''.


 


A pesquisa CNI/Ibope desta sexta-feira indicou que o presidente passou de 48% das intenções de voto, no último levantamento, na semana passada, para 50% na pesquisa divulgada hoje. A sondagem revelou que nove pontos percentuais garantem a vitória do presidente em 1 de outubro.


 


Para o senador José Jorge (PFL-PE), vice na chapa de Alckmin, os números mostram que Lula ''está no limite'' para ganhar no primeiro turno. ''Se ele perder 5 pontos, nas próximas semanas, considerando os votos válidos, o Alckmin irá para o segundo turno'', disse ele.


 


O comitê de campanha de Alckmin conta que existam diferenças entre os números das pesquisas e o resultado das urnas porque o presidente Lula tem muitos votos no Nordeste, região onde os eleitores tradicionalmente ''erram mais na hora da votar'', diz o senador por Pernambuco.


 


''No Nordeste, onde o Lula tem a maioria, o aproveitamento do voto é menor, porque as pessoas erram mais'', afirma. E nos demais Estados, diz, já existe indicativos de segundo turno.


 


Preconceito


 


O presidente do PSB, Roberto Amaral, que integra a coordenação política da campanha de Lula, disse que os números são animadores mas pregou a cautela.


 


''São apenas indicativos. Temos mais duas semanas de campanha. A pesquisa deve estimular a militância, que têm de saber que não é uma garantia de que Lula vai vencer as eleições''.


 


Sobre a expectativa dos adversários de que Lula perca votos no Nordeste pela suposta dificuldade de eleitorado, Amaral respondeu que se trata de preconceito: ''A oposição acha que só a elite sabe votar''.


 


Fonte: Folha Online