Torcida israelense choca ex-jogador do Corinthians

Engana-se quem pensa que são somente as organizadas de times brasileiros ou os hooligans ingleses que causam temor nos estádios de futebol. O volante Xavier, ex-Corinthians, em pouco mais de dois meses atuando pelo Maccabi Haifa, de Israel, está chocado c

“Aqui os estádios são pequenos, mas sempre estão lotados, e o pessoal é fanático como no Brasil. A rivalidade entre as torcidas impressiona. Outro dia na TV passou um conflito entre as torcidas do Maccabi Tel Aviv e de um outro time que não lembro o nome. O negócio foi feio”, observa o brasileiro, em entrevista publicada no site da Rede Globo.


 


Ainda sem entender nada de hebraico, Xavier não consegue compreender a rivalidade exacerbada entre as torcidas, alimentada por uma questão política. Em Israel, os grandes clubes estão filiados a partidos políticos: o Beitar é ligado ao Partido de Direita Nacionalista, o Maccabi ao Partido Liberal e o Hapoel ao Partido Trabalhista.


 


Com isso, confrontos entre Maccabi Haifa, de Xavier, e o Hapoel Tel Aviv, por exemplo, não geram somente discussões se um time é melhor do que o outro, mas se um partido tem propostas melhores que as do adversário.


 


Além dele, mais dois brasileiros jogam no clube: Dirceu, revelado pelo Fluminense e campeão da Copa do Brasil em 2004 pelo Santo André, e Gustavo, ex-Portuguesa Santista.