MST ocupa fazenda do deputado José Janene (PP-PR)

Cerca de 700 trabalhadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam nesta sexta-feira (15/09) a fazenda do deputado federal José Janene (PP-PR) em Guaravera, distrito de Londrina, região norte do Paraná. A área é chamada de “3 Jota”

O objetivo da ação, de acordo com a entidade, “é denunciar o desvio de dinheiro público para a compra de fazendas que deveriam ser destinadas à reforma agrária”. Janene entrou com um pedido de reintegração de posse na Justiça comum.


 


No Congresso, Janene é acusado de ser beneficiário de R$ 4,1 milhões sacados pelo seu assessor, João Cláudio Genu, das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do esquema do “mensalão”. Além disso, o deputado é réu em 13 ações civis públicas na Justiça paranaense.


 


Segundo reportagem da revista IstoÉ, Janene estava falido, e suas empresas declararam rendimento zero à Receita Federal antes da eleição para deputado em 2002. Depois, entre 2003 e 2004, ele e sua mulher, Stael Fernanda, se tornaram proprietários de 10 fazendas no Paraná. Outros imóveis e uma frota de carros importados avaliados em cerca de R$ 7 milhões também foram adquiridos.


 


11 inquéritos
Em 1º de junho, a Folha Online divulgou que há 11 inquéritos e uma ação penal contra o parlamentar no STF (Supremo Tribunal Federal). Os bens de Janene, de sua mulher e de dois assessores (Meheidin Jenani, primo do parlamentar e Rosa Alice Valente) foram bloqueados pela Justiça pela 2ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba.


 


O MST exige que as fazendas de Janene – adquiridas, segundo a entidade, por meio da corrupção – sejam destinadas à reforma agrária – e que o mandato do deputado seja cassado. “O dinheiro roubado deve ser devolvido aos cofres públicos”, disse o MST.


 


Da Redação, com agências e MST