Lula critica antecessores e reforça “governo para o povo”

Na cerimônia em que sancionou a lei que institui o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou seus antecessores que governaram para apenas 30% da população.

“O Brasil adquiriu o hábito cultural de ser governado para 30% da população. Não foram poucos os governantes que afirmaram que o Brasil teria que ser governado para quem tem poder de pressão, para quem tem poder de organização. Essa parcela de que estamos falando, lamentavelmente, durante décadas e décadas não teve esse poder de organização. Então, cabe, como coube a nós, ao Estado brasileiro, se autodefinir como gestor dos interesses da sociedade e não como gestor dos interesses dos governantes”, disse Lula.


 


Ele voltou a criticar os que condenaram programas como o Fome Zero e a destacar os programas implantados pelo seu governo. “Se hoje vivemos no Brasil menos desigual dos últimos 25 anos, isso se deve muito às políticas que tiveram na segurança alimentar sua constituição fundamental.O Bolsa Família já é responsável por um terço da queda da desigualdade brasileira. A desnutrição infantil caiu 62% entre as crianças de 6 a 11 meses beneficiadas por esse Programa. Em todo o país, 94% dos meninos e meninas já comem três vezes ao dia”, afirmou. Segundo o presidente, atualmente 11 milhões e 100 famílias pobres têm assegurado o direito a uma alimentação digna.


 


Fonte: Agência Estado