Fidel recepciona Kofi Annan antes da Cúpula do Noal

O presidente cubano Fidel Castro se reuniu durante uma hora com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, na casa onde se recupera de uma cirurgia no intestino, informou nesta sexta-feira (15/9) a imprensa local.

Castro recebeu o líder da ONU na noite de quinta-feira, pouco depois da chegada de Annan a Havana, como convidado da 14ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (Noal).



No encontro, o presidente cubano e o máximo representante da ONU trocaram idéias sobre a relevância da cúpula e a respeito de outros importantes temas internacionais, como a situação do Oriente Médio e a realidade atual da África.



Castro agradeceu a Annan pela visita a Cuba e o presenteou com um exemplar autografado da edição cubana do livro “Cem Horas com Fidel”, do escritor franco-espanhol Ignacio Ramonet, e a versão em inglês do capítulo 24 do livro. A dedicatória do livro, escrita por Fidel, diz: “A Kofi Annan, nosso infinito reconhecimento”.



No encontro, também estiveram presentes o chanceler de Cuba, Felipe Perez Roque, e o Embaixador cubano da ONU, Rodrigo Malmierca.



Fidel – que já recuperou parte dos mais de 18 kg que perdeu durante a convalescência – também recebeu nesta quinta-feira o presidente venezuelano Hugo Chávez, que fez a quarta visita desde que o líder cubano foi operado.



Discurso
Annan fará um discurso nesta sexta-feira para mais de 50 chefes de Estado da Ásia, América Latina e África, no início da sessões da 14ª Reunião de Cúpula.



Em Havana, Annan escutará uma série de pedidos das delegações dos 116 países-membros do Noal em relação à reforma do Conselho de Segurança da ONU, que hoje conta apenas com cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido).