EUA renovam chantagem contra fim do boicote econômico à Palestina

Os Estados Unidos alertaram a União Européia (UE) que evite levantar o boicote econômico ao governo palestino, iniciado após a vitória do Hamas nas eleições palestinas de 25 de janeiro deste ano.

A pressão ocorre durante reunião dos ministros de relações exteriores da UE, realizada nesta sexta-feira (15/9) em Bruxelas, na Bélgica, e deverão avaliar o anúncio de que o Hamas concordou em formar um governo de unidade nacional com outros partidos palestinos.


 


O ministro do Exterior da França, Philippe Douste-Blazy, disse que um novo governo que leva em conta objetivos internacionais será um grande avanço, e é hora de examinar novamente o boicote à Autoridade Palestina, o que causou uma reação negativa por parte de Washington. O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, disse que o anúncio palestino não significa, necessariamente, “uma grande mudança”.


 


“Não está totalmente claro que os palestinos chegaram a um acordo para um governo de união”, alegou, insistindo em sustentar a posição ameaçadora americana, que impõe aos palestinos que atendam “às condições que foram apresentadas a eles”.


 


Na segunda-feira passada, o presidente palestino Mahmoud Abbas anunciou que chegou a um acordo com o Hamas para a formação de um governo de coalizão. As Nações Unidas e agências não governamentais advertiram que a limitação da ajuda produz um novo colapso econômico na Palestina.