Wen Jiabao considera que sanções contra Irã seriam contraproducentes

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse nesta quinta-feira (14/9) em Berlim que as eventuais sanções contra o Irã por seu programa nuclear podem ter um efeito contraproducente.

Wen Jiabao mostrou oposição à pressão ocidental para impor sanções à república islâmica, que dá continuidade ao seu projeto de energia nuclear, apesar da pressão contrária de Estados Unidos e alguns países da União Européia.


 


“Nosso objetivo é resolver a questão nuclear iraniana, mas as sanções não levam necessariamente a este objetivo, e inclusive pode acontecer que tais medidas tenham o efeito inverso”, disse, durante coletiva realizada em conjunto com a atual chanceler alemã, Angela Merkel.


 


“É por isso que devemos ser prudentes”, antes de impor eventuais sanções, sublinhou Wen Jiabao.


 


“Não veríamos com bons olhos o fato de o Irã desenvolver armas nucleares ou de a estabilidade e a paz serem perturbadas no Oriente Médio e no resto do mundo”, considerou Wen.


 


“Somos a favor de que a questão seja resolvida por meios pacíficos, no interesse de todas as partes. Enquanto houver esperanças devemos continuar os esforços pacíficos”, concluiu.


 


Os seis países envolvidos nas negociações sobre o tema nuclear iraniano (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) devem se reunir em Nova York, à margem da Assembléia Geral das Nações Unidas.