Brasil ainda não tem condições de organizar Copa, segundo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quinta-feira, ao sancionar a lei que cria a Timemania, que o Brasil atualmente não tem condições de organizar a Copa do Mundo de 2014.

Lula disse que, para que o Mundial fosse realizado no Brasil daqui a oito anos, seria necessária uma ampla mobilização do governo para a construção de estádios que atendem às determinações da Fifa.


 


Respeitando o rodízio de continentes, a Fifa deverá realizar a Copa-2014 na América, e o Brasil é o favorito para receber o torneio, já que tem o apoio de todas as federações nacionais sul-americanas.


 


“Para ter a Copa de 2014 aqui, pelos critérios da Fifa, não temos nenhum estádio em condições de sediar os jogos. Vamos ter que pensar em, no mínimo, construir 12 novos estádios”, afirmou. Na opinião de Lula, o Brasil deve se esforçar para organizar a competição para aumentar a visibilidade do país no cenário internacional.


 


Lula falou de improviso na cerimônia, sem esconder a paixão pelo futebol. O presidente defendeu que a seleção brasileira, que vai participar de jogo amistoso no Kuwait, no dia 7 de outubro, aproveite a viagem para realizar um “jogo pela paz” no Líbano.


 


“Quem sabe a seleção não possa fazer um jogo simbolizando a paz? O Líbano está precisando da seleção”, disse. Em plena campanha pré-eleitoral, o presidente optou pela diplomacia ao mencionar times de futebol.


 


Corinthiano assumido, ele recebeu de presente uma camisa do Internacional, de Porto Alegre, atual campeão da Taça Libertadores da América. “Sou torcedor do Inter, mas sou apaixonado pelo Grêmio”, disse Lula ao falar sobre os dois principais rivais do Rio Grande do Sul.


 


A lei sancionada hoje pelo presidente institui a Timemania, uma loteria criada para socorrer os clubes de futebol com o refinanciamento de dívidas e o pagamento de débitos com o governo.


 


Depois de quitarem as dívidas, os clubes podem usar os recursos da Timemania para o investimento em projetos do próprio time. Segundo a Caixa Econômica Federal, os clubes terão disponíveis cerca de R$ 500 milhões por ano com a Timemania.