Para Evo, EUA lideram complô contra o governo boliviano

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou nesta terça-feira (12/9) os Estados Unidos de dirigir um complô contra o seu governo. Após o fim de uma reunião com líderes indígenas guatemaltecos, ele disse em entrevista coletiva que há uma agressão a seu mo

“Eles [os EUA] querem que nossas políticas de mudança, de democracia, de mudanças que se dão com no voto do povo, fracassem”, ressaltou.



Os protestos promovidos nos últimos dias por setores da oposição a seu governo foram minimizados por Morales por não terem sido apoiados pela maioria da população. As manifestações, destacou, “foram, sim, contra as políticas de Evo Morales, contra a nacionalização dos hidrocarbonetos, contra a Assembléia Constituinte, contra a nova política de terras, contra a revolução agrária”.



Ajustes
Ainda segundo Morales, esses protestos são comandados por fazendeiros que não querem abrir mão das terras, que se ressentem pelo fato de, em seu país, não serem seguidas “essas chamadas políticas de ajuste estrutural do modelo neoliberal, promovidas pelo governo dos EUA”.



“Alguns governos e setores resistem a essa política de mudança. Só queremos que haja justiça, que haja igualdade. Queremos reparar esses danos históricos de 500 anos de submissão, opressão, saque e leilão de nossos recursos naturais”, disse Morales.



O presidente acrescentou que os Estados Unidos estão por trás do complô porque não aceitam a sua luta, razão pela qual tentam conspirar. Porém, advertiu que o movimento popular, o movimento indígena e camponês de seu país está fortalecido e organizado para resistir.