Ocidente “não pode abandonar Afeganistão”, diz Condoleezza

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, insistiu hoje que o Afeganistão pode ser tornar um país fracassado e voltar para “assombrar o mundo” a não ser que a Otan (o pacto militar do Atlântico Norte) “ajude” o país no seu caminho “para a democr

A declaração foi feita durante uma viagem ao Canadá, onde a população rejeita de forma decisiva a participação do país nas forças de ocupação Otan. Ao mesmo tempo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovava a continuidade da operação liderada pela Otan no Afeganistão.


 


Condoleezza considerou que por causa da posição estratégica do país o Afeganistão corre risco de se tornar um “porto seguro para militantes extremistas” e que os Estados Unidos “aprenderam sua lição” quando deram, segundo ela, pouca atenção ao país após a retirada da União Soviética, em 1989.


 


“Todos nós pagamos por isso”, disse a secretária de Estado. “Se você permite este tipo de vácuo, se permite que haja um Estado fracassado numa posição estratégica, você vai pagar o preço. Devemos ao povo do Afeganistão a ajuda para terminar o serviço” filosofou.


 


A ajuda americana ao povo afegão tem se manifestado no último mês com uma matança sem precedentes. Cerca de 200 afegãos foram mortos na última semana pelas tropas das forças de ocupação, que estão no país desde outubro de 2001.