Brasil será representado no Noal pelo ministro Celso Amorim

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, realizará visita a Cuba de 14 a 16 de setembro corrente. Em Havana, ele manterá contatos bilaterais e chefiará a delegação do Brasil em dois eventos multilaterais: a 13ª Cúpula do Grupo dos 1

Criado em setembro de 1989, o G-15 reúne anualmente os representantes de alguns dos mais expressivos países em desenvolvimento. O grupo apresenta duas vertentes de ação: a) concertação em temas da agenda econômica internacional; e b) cooperação Sul-Sul, como mecanismo de fortalecimento da cooperação técnica entre seus membros. A Presidência atual do G-15 é ocupada pela Argélia.



O Noal é composto por 115 membros que representam os interesses e as prioridades dos países em desenvolvimento. O Brasil participa das reuniões dos Não-Alinhados na qualidade de observador e estará presente na 14ª Cúpula atendendo a convite do governo cubano.



Ainda durante sua estada em Cuba, Amorim manterá conversações com autoridades do governo local, com vistas a uma troca de impressões sobre as relações bilaterais e temas da atualidade internacional. Deverá ser assinado um ajuste complementar ao Acordo de Cooperação Cultural e Educacional entre o Brasil e Cuba.



De Havana, o ministro Amorim seguirá para Nova York, onde participará da abertura dos trabalhos da Assembléia Geral das Nações Unidas.