Atenção e descaso ao esporte separam Lula de Alckmin

O esporte foi tema do material de propaganda eleitoral do presidenete Lula, divulgado nesta quarta-feira (13). O material faz um comparativo entre o tratamento dado pelo governo federal ao esporte nos últimos quatro anos – com a importância de uma polí

Um exemplo do abandono do esporte em São Paulo é a participação de apenas 0,10% da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer no Orçamento, em 2006. Os recursos destinados por Alckmin à pasta de esportes é inferior ao orçamento do esporte na capital de São Paulo.


 


Ao contrário de Alckmin, desde o seu primeiro dia de governo, Lula tratou o esporte como uma importante política pública. E tratou o esporte como fator de inclusão e integração social.


 


O primeiro impulso foi dado por Lula já no ato de posse, com a criação do Ministério do Esporte, comandado durante os quatro anos do governo pelos comunistas Agnelo Queiroz e, mais recentemente, Orlando Silva.  O ministério iniciou e desenvolveu vários programas fomentadores de atividades esportivas em todo o país.


 


Um desses programas, o Segundo Tempo, que oferece atividade esportiva e recreativa para crianças e jovens de todo o país, é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o maior e mais completo programa sócio-esportivo do mundo.


 


O Segundo Tempo atende 1,6 milhão de crianças e adolescentes, em 1.200 municípios.  Além de atividades esportivas, o programa oferece reforço alimentar e atividades pedagógicas aos alunos matriculados no ensino fundamental e médio das escolas públicas, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. As escolas recebem materiais esportivos confeccionados pelo próprio Ministério, por meio do Programa Pintando a Liberdade.


 


O Governo Lula criou também o Sistema Nacional de Esporte e Lazer, que integra segmentos de entidades governamentais e privadas; de representação, instituições e ONGs.


 


Novas fontes


 


Criou ainda a Lei de Incentivo ao Esporte, reivindicada há mais de 20 anos pelos setores esportivos brasileiros. A lei ajuda a diversificar as fontes de financiamento de todas as áreas do esporte nacional, além das modalidades olímpicas, com destaque para o esporte educacional, o de participação e o para-desporto.


 


Outro programa criado pelo governo Lula é o Bolsa Atleta, que garante apoio a atletas que não possuem patrocínio privado e querem continuar treinando e competindo. Atualmente, o programa beneficia 940 atletas em várias modalidades e em quatro categorias – estudantil, nacional, internacional e olímpico/paraolímpico.


 


Em 2007, acontecerão os XV Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro. Com a responsabilidade inicial de arcar com 17% das despesas dos Jogos, o governo federal chega a 2006 assumindo quase a totalidade do evento. Com recursos que atingem R$1 bilhão, o governo promoverá a reforma da Vila Militar, as cerimônias de abertura e encerramento e as áreas de tecnologia e segurança dos jogos.



De Brasília
Márcia Xavier
Com informações do site Lula Presidente