Santiago vive noite de violência no aniversário do golpe

Graves incidentes perturbaram a capital chilena na noite desta segunda-feira (11/9), após os distúrbios que deixaram 98 detidos no 33º aniversário do golpe de Estado que derrubou o ex-presidente Salvador Allende.

Os incidentes acontecem em Villa Francia, no oeste da capital, um dos setores mais combativos durante a ditadura militar (1973-1990), e no município de Peñalolén, segundo informações de emissoras de rádio e TV.



Os manifestantes acenderam fogueiras e montaram barricadas que impediram a passagem dos veículos. Também lançaram correntes nos cabos elétricos para provocar blecautes. Forças especiais de Carabineiros (Polícia Militar) se deslocaram aos dois locais para proteger a comunidade e evitar danos à propriedade pública e privada.



Antes, nas imediações da Universidade de Santiago, no centro da capital, houve confrontos de estudantes e encapuzados com a Polícia, que deteve 98 pessoas. Os incidentes começaram momentos após o fim da cerimônia de inauguração de um memorial que lembra 62 pessoas ligadas à universidade que morreram durante a ditadura.



Enquanto isso, no Estádio Chile (atualmente Estádio Víctor Jara) e no Estádio Nacional, ex-centros de reclusão e tortura após o golpe de Estado, dezenas de parentes das vítimas realizavam uma vigília.



Os dois estádios foram iluminados por centenas de velas acesas por vítimas do regime militar e seus parentes, numa homenagem silenciosa.



Homenagens
Nesta segunda-feira, no palácio presidencial de La Moneda, uma cerimônia religiosa lembrou os mortos de 11 de setembro de 1973. O Partido Socialista e outros grupos políticos homenagearam Salvador Allende diante do monumento em sua memória, em frente à sede do Governo chileno.



As manifestações desta segunda-feira foram precedidas, no domingo, por uma grande passeta organizada pela Assembléia Nacional de Direitos Humanos. A manifestação terminou em distúrbios isolados, que se prolongaram pela madrugada em diferentes bairros de Santiago. Ao longo do dia 72 pessoas foram detidas, cinco carabineiros foram feridos e 25 lojas sofreram danos.