Primeiro-ministro indiano elogia Lula pela parceria Índia-Brasil

Em visita ao Brasil para a assinatura de nove acordos bilaterais, entre outras atividades, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, se derramou em elogios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso no Palácio da Alvorada, o primeiro-

“Através do presidente Lula temos um amigo, um irmão. Admiro a liderança que ele tem exercido no mundo com uma palavra de estadista. Tem sido uma honra pessoal trabalhar com o presidente Lula”, disse.


 


Manmohan destacou que a parceria entre índia e Brasil, “iniciada no governo Lula”, já rendeu muitos frutos. O presidente Lula também mencionou os números no seu discurso ao comparar os resultados colhidos nos anos 90 com os de 2005. “Em finais dos anos 90, nosso intercâmbio não passava de U$ 400 milhões. Em 2005, o volume total do nosso comércio chegou a U$ 2,3 bilhões”, disse Lula.


 


“Estamos indo bem, mas temos um longo caminho a percorrer. Temos confiança de que vamos estar juntos”, observou o primeiro-ministro indiano. Para depois complementar: 'Desejo sucesso na nobre tarefa de desenvolver no Brasil. Juntos vamos fazer um esforço e vamos ter sucesso numa nova ordem internacional, mais eqüitativa e participativa.”


 


O presidente Lula também foi além do discurso pronto no seu pronunciamento. Ao citar o resultado das parcerias com os países do Sul, o presidente rebateu críticas de adversários dessa política. “Certamente ainda tem gente que acha que o Brasil deve ficar apenas com os parceiros tradicionais. Queremos ser um país que olhe para o planeta Terra como um todo e descubra em cada país, sua potencialidade para firmarmos o máximo de acordos, trocas e parcerias possíveis”, disse.


 


Numa prestação de contas, o presidente afirmou que assim que assumiu o mandato, em 2003, anunciou que seu governo iria buscar uma relação estratégica com países do Sul. “Dissemos que iríamos mudar a geografia comercial do mundo. Não fizemos tudo o que queremos, temos adversários, gente que quer negociar com outros países e não com a gente”, disse.


 


Acordos


 


Dos nove acordos bilaterais assinados hoje entre o presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia destacam-se o de cooperação tecnológica. A índia é líder mundial na tecnologia de software, foguetes e satélites. Além de um acordo comercial com a Petrobras, que prevê investimentos de U$ 400 milhões.


 


O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, informou que a Índia participará da atividade exploratória de petróleo no país, a partir de 2010, e o Brasil na Índia, ainda sem ano previsto.


 


Fonte: Folha Online