Após modernização, portais da CUT e da UNE ampliam audiência

Não foi só o Portal Vermelho que teve crescimento excepcional em agosto. UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e CUT (Central Única dos Trabalhadores) também comemoram os avanços de suas

Pesquisas conduzidas pelas entidades apontam que os internautas aprovaram as mudanças. O Estudantenet, site oficial da UNE e da Ubes, estreou seu atual formato em 11 de agosto, como parte das comemorações do aniversário de 69 anos da UNE. Houve adaptações no visual, na organização do conteúdo e no projeto editorial. Ao fechar o mês, o portal registrou 59.913 visitantes – cerca de 10 mil a mais em relação a julho. A audiência, dessa forma, cresceu expressivos 22,12%. O site deve passar por outras adaptações até o início de 2007.


 


“O resultado final aproximará a UNE e a Ubes ainda mais dos jovens, ao mesmo tempo em que será decisivo na organização do movimento estudantil”, comenta Gustavo Petta, presidente da UNE. “Nossa idéia é que, até meados de 2007, tenhamos realizado uma verdadeira revolução na comunicação das entidades, aumentando consideravelmente nossa capacidade de diálogo com os estudantes e com a opinião pública.”


 


Para saber o impacto das primeiras mudanças, o Estudantenet promoveu uma enquete, que teve a participação de 2.525 internautas. O resultado foi que 61,1% votou na opção “Ótimo. Um grande avanço”, 22,1% em “Bom. Está no caminho certo” e apenas 6,9% em “Ruim. Prefiro o site antigo”. No site, trabalham Vinícius Resende (editor), Rafael Minoro (editor-executivo), Artênius Daniel e Francini Macedo (repórteres), Karina Padial, Danielle Franco e Ligia Hipólito (estagiárias).


 


Notícias sindicais
Êxito também no Portal do Mundo do Trabalho. Suas reformulações gráficas foram iniciadas em junho, durante o 9º Congresso Nacional da CUT (Concut). Já no mês de agosto, o site teve 102.488 páginas visitadas. Foi a segunda melhor marca de sua história, atrás apenas das 103.045 visitas registradas no último mês de abril. Na realidade, o recorde só não foi superado porque o portal ficou fora do ar durante uma quinta-feira (30 de agosto).


 


Os usuários gostaram. Segundo enquete realizada na própria página, o novo visual foi aprovado por 65,7% e reprovado por 23,3%. Outros 11% não notaram diferença. Segundo a secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, o objetivo da modernização do site foi “combinar a facilidade de acesso e navegação com a oferta de conteúdo cada vez melhor”.


 


A boa notícia é que há espaço para portais do gênero crescerem. Milhares de pessoas transformaram páginas da internet em suas principais fontes de reportagens críticas e informação de qualidade. O Vermelho constatou esse processo também no mês de agosto, quando rompeu, pela primeira vez, a marca dos 2 milhões de páginas visitadas. Foram exatas 2.083.975 page views nos 31 dias do mês.


 


O “portal do galo”, maior site “.org” da internet brasileira, recebeu 519,7 mil visitantes em agosto – uma média de 16,8 mil por dia. Os cliques vieram de todas as unidades do Brasil e também de países como Estado Unidos, Portugal, Argentina, México, Alemanha, França, Peru, Polônia, Itália e Japão.


 


Da Redação, com portais