Princípios homenageia 50 anos do Grande Sertão

Uma série de eventos marca este ano meio século do aparecimento de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A “Semana Roseana” foi realizada em Cordisburgo/MG, em julho, com o tema Grande Sertão: Veredas – 50 anos depois a história continu

A revista homenageia o Grande Sertão cônscia de que um país, uma nação, se ergue não apenas de seu alicerce material, mas também de sua riqueza cultural,  que bem demonstra que o Brasil não é só metrópole, tampouco apenas litoral. É também sertão. Esta edição oferece artigos do professor Luiz Claudio Vieira de Oliveira (João Guimarães Rosa: travessias), do jornalista Kerison Lopes (Riobaldo, Zé Bebelo, Antonio Dó… na formação da bravura do povo brasileiro), trechos da famosa entrevista de Guimarães Rosa a Günter Lorenz, uma crônica de Jô Moraes (As incertezas contemporâneas de Riobaldo) e fotos de Germano Neto realizadas no grande sertão de Minas Gerais.



Brasil: análise da disputa eleitoral



Esta edição de Princípios cobre o debate que antecede as eleições de outubro. Em entrevista, Renato Rabelo, presidente do PCdoB afirma que Alckmin e os tucanos são o retrocesso; José Carlos Ruy descreve o ultraconservador Geraldo Alckmin; Osvaldo Bertolino expõe as velharias da política econômica do bloco PSDB-PFL; e Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados, diz em entrevista que é preciso enfrentar o desafio da reforma política.



Princípios traz o texto Desenvolvimento: uma agenda para além da estabilidade, assinado por Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares e outros intelectuais; Altamiro Borges aborda Heloísa Helena e os dilemas do esquerdismo; e Walter Sorrentino, no artigo Barreira à democracia, critica a cláusula de barreira como dispositivo recuperado por FHC do entulho autoritário do regime de 1964.



Internacional: a guerra no Líbano



Na parte internacional, a guerra preventiva executada no Líbano por Israel a serviço de Bush é enfocada no texto A resistência do mundo árabe é parte da luta antiimperialista, de José Reinaldo Carvalho; e pela crônica Até quando?, do escritor uruguaio Eduardo Galeano.



Também na pauta internacional, o tema da Auto-suficiência defensiva na América do Sul é abordado pelo tenente-coronel Héctor Herrera Jiménez, da Venezuela bolivariana.



Entrevista com Quartim de Moraes



Princípios entrevista o professor da Unicamp João Quartim de Moraes. Nela o prestigiado marxista discorre sobre A esquerda militar no Brasil, questão pouco trabalhada pelos setores progressistas.



Esta edição da revista publica também o texto Registro crítico ao legado de Miguel Reale, em que Edvar Bonotto, doutor em direito pela PUC-SP, analisa a obra do grande jurista recentemente falecido.



Pedidos
Editora e Livraria Anita Ltda
Rua dos Franceses, nº 04  Bela Vista Cep 01329-010 São Paulo/SP
Fone/fax: (11) 3266-4312
www.anitagaribaldi.com.br  e  [email protected]



Clique aqui para assinar Princípios