Documentário sobre o mito de Che Guevara comove cubanos

O documentário San Ernesto Nace en La Higuera (Santo Ernesto nasce em La Higuera, numa tradução literal), sobre o mito do lendário guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, comoveu os cubanos que assistiram à sua estréia em Havana, infor

“O filme consegue mostrar, com notável poesia, como entre os povoadores bolivianos de Vallegrande cresceu o mito 'guevariano”, alimentado nestes últimos tempos pelas pessoas que o conheceram – muitas delas testemunhas, que comovem com seus relatos”, destacou o periódico. No longa-metragem, conta-se o mito nascido em torno da figura do Che em Vallegrande, Bolívia, onde ele acabou morrendo em 1967, após liderar uma guerrilha que pretendia ser a semente de uma revolução regional.


 


Assistiram à estréia do documentário dos diretores Isabel Santos e Rafael Solís; o ministro cubano da Cultura, Abel Prieto; o presidente do Instituto Cubano de Cinema (Icaic), Omar Gonzáles; e a filha do lendário guerrilheiro, Aleida Guevara March, que é médica e mora em Cuba. O documentário contou com depoimentos do presidente boliviano, Evo Morales, do senador Antonio Peredo, e de vários moradores de Vallegrande, La Higuera e Pucará, para os quais o Che está “mais vivo do que nunca”.


 


O Granma destacou que, para os cineastas Isabel e Solís, um dos momentos mais duros foi entrevistar um dos captores do Che, o então oficial do exército boliviano, Gary Prado. “Foi difícil ouvi-lo e ver que, entre as fotos que exibe, está uma imagem sua ao lado de um desenho do Che”, disse a co-diretora do filme.