F1 é pior que o escândalo no futebol italiano, acusa “chefão”

O chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, comparou a Fórmula 1 com o escândalo do futebol italiano de manipulação de resultados e disse que o resultado do campeonato havia sido decidido “em volta de uma mesa”.

Os comentários de Briatore à TV italiana aconteceram depois da declaração do piloto Fernando Alonso de que a Fórmula 1 “não era mais um esporte”. Comissários no Grande Prêmio da Itália rebaixaram cinco posições de Alonso no grid de largada após considerarem que ele atrapalhou o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, durante os treinos classificatórios no sábado (09/9).


 


A corrida deste domingo (10) em Monza foi vencida pelo alemão Michael Schumacher, da Ferrari, e Alonso abandonou a prova a dez voltas do final por causa de falhas em seu motor. “O que aconteceu neste domingo não é o problema. O que aconteceu antes da corrida É que é esquisito. Isso é um campeonato mundial que já foi decidido em uma mesa de reuniões”, disse Briatore à TV RAI. “Já entendemos como funcionam as coisas – já foi tudo decidido. Eles decidiram dar o campeonato ao Schumacher e assim que vai ser.”


 


“Comparado com o que acontece na Fórmula 1, o 'calciopoli' apenas me faz dar risadas”, disse Briatore, referindo-se ao escândalo no futebol italiano que resultou na queda da Juventus à segunda divisão como punição. “Enquanto aceito que há pessoas que falam da Ferrari de vez em quando, há pessoas que falam demais e perdem a oportunidade de ficarem caladas”, disse o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, sobre os comentários de Briatore.


 


Alonso lidera o campeonato por dois pontos de vantagem sobre Schumacher, faltando três corridas para o final da temporada. Schumacher, sete vezes campeão do mundo, anunciou neste domingo que vai se aposentar ao final da temporada.