UNE se destaca na 5ª Parada Gay de Salvador

Um debate e uma atividade com trio elétrico marcaram a participação dos estudantes na 5º Parada do Orgulho Gay de Salvador (BA). Na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (Universidade Federal da Bahia), o debate “A Universidade na luta contra

A segunda atividade aconteceu no último domingo (03/9), com a saída do Trio Elétrico dos Estudantes contra a Homofobia. A irreverência e as intervenções das entidades estudantis, reforçando o direito ao respeito à diversidade sexual durante o percurso, foi um importante diferencial na Parada.


 


“A luta contra a homofobia deve estar presente em toda a sociedade”, disse Marcelo Cerqueira, do GGB, que organiza a parada na capital baiana. “A participação da UNE é muito importante, já que a entidade tem uma grande força de representação entre os estudantes, devido às diversas lutas construídas ao longo da história de nosso país.”
 


Para Luis Mott, antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia, o tema deve ser discutido na universidade. “O debate precisa ser incitado entre a comunidade universitária. A expressão desse comportamento ainda existe de forma muito marcante nessas instituições”, disse Mott. “A Parada em Salvador tem como tema uma bandeira reivindicatória da homofobia enquanto crime inafiançável, e estimamos um público de mais de 500 mil pessoas”.


 


De acordo com Juremar de Oliveira, presidente da União dos Estudantes da Bahia, a participação dos estudantes de forma mais organizada na Parada Gay é uma reflexão feita no seio do movimento estudantil, que sempre esteve à frente das lutas contra todo o tipo de preconceito – seja ele machismo, racismo ou homofobismo. A universidade, diz Juremar, é um espaço onde se reflete e discute sobre os preconceitos sociais e culturais existentes na nossa sociedade


 


Mario Felipe, diretor de GLBTT da UNE, também apóia a discussão dentro da academia. “Queremos mudar a universidade para mudar o mundo. Queremos uma universidade libertária para um mundo livre. Uma universidade fora do armário para um mundo com liberdade de amar”.


 


A participação dos estudantes na Parada Gay de Salvador foi uma iniciativa da UNE, da UEB (União dos Estudantes da Bahia), da Ubes, da Abes (Associação Baiana Estudantil Secundarista) e do Centro Acadêmico Luiza Mahin de História da UFBA.