Lula e Chávez não estão em disputa, diz Marco Aurélio Garcia

O assessor de política externa do governo brasileiro, Marco Aurélio Garcia, negou a existência de uma luta entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e venezuelano, Hugo Chávez, pela liderança do Mercosul. Ele advertiu que qualquer tentat

“A liderança é dividida. Estamos trabalhando na construção de uma Comunidade Sul-Americana de Nações”, disse Garcia. “Não devemos pensar na liderança como se fosse um campeonato de futebol, em que apenas um vai vencer”, acrescentou.


 


Para Marco Aurélio, o apoio do Brasil à candidatura da Venezuela para uma cadeira não-permanente no Conselho de Segurança da ONU não trará para seu país problemas diplomáticos com os Estados Unidos. “Não é uma coisa que nos preocupe, temos relações excelentes com os Estados Unidos. No entanto, também temos divergências. Isso é normal”, minimizou o brasileiro.


 


Marco Aurélio Garcia também mencionou a candidatura de Lula à eleição presidencial. “Lula é candidato à reeleição, apesar de ele não ser um adepto da reeleição. Ele teria preferido ter um único mandato de seis anos”, afirmou.


 


Para o assessor, apesar dos escândalos de corrupção que afetaram o Partido dos Trabalhadores (PT), o presidente Lula mantém um nível de popularidade alto, a menos de um mês das eleições. “Os escândalos não são tão graves quanto diz a imprensa. Foi um grande erro da oposição acreditar que podia se aproveitar desses escândalos para golpear o governo. Na verdade, não havia base social para isso”, concluiu.