Jandira amplia vantagem, segundo Ibope e Datafolha

Boas notícias no Rio de Janeiro. Pesquisas do Ibope e do Datafolha confirmam o favoritismo da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) na disputa ao Senado. Nos dois levantamentos, ela cresce mais do que o conservador Francisco Dornelles (PP), ampliando s

Em duas semanas, segundo o Datafolha, Jandira ganhou oito pontos, e Dornelles, apenas três. A parlamentar comunista aparece com 31% dos votos, contra 23% de seu adversário, na pesquisa de 4 e 5 de setembro.


 


O Ibope – que fez seu levantamento entre os dias 5 e 7 – também indica liderança maior de Jandira. Ela cresceu quatro pontos e aparece com 27%. Dornelles está com 23%, tendo crescido dois pontos desde a pesquisa anterior.


 


Os institutos avaliaram tendências. No Ibope, o destaque é para a consolidação da candidatura comunista entre os mais pobres: “Vale ressaltar o crescimento de 10 pontos percentuais de Jandira Feghali entre eleitores com menor renda familiar (passa de 12% para 22%)”.


 


Divisões
O Datafolha, porém, avalia que Jandira sobressaiu mais em outros nichos. “A candidata do PCdoB cresceu principalmente entre os homens (de 20% para 29%), entre os que têm entre 45 e 59 anos (de 18% para 33%), entre os mais escolarizados (de 32% para 41%) e entre os que ganham entre cinco e dez salários mínimos (de 27% para 41%)”.


 


Interior e capital, como é comum em eleições no Rio, estão divididos. “Na capital”, diz o Datafolha, “Jandira Feghali tem 21 pontos de vantagem sobre Francisco Dornelles (38% contra 17%). Já no interior, o candidato do PP tem 12 pontos de vantagem sobre a candidata do PCdoB (30% contra 18%)”.


 


O levantamento detectou que Jandira “tem 48% entre os que pretendem votar em Denise Frossard para o governo do estado, 32% dos votos dos eleitores de Crivella e 30% dos que votam em Eduardo Paes. Os eleitores de Sergio Cabral se mostram divididos: 34% votam em Dornelles, apoiado pelo peemedebista e 29% em Jandira Feghali”.


 


Na pesquisa espontânea, sem indicação de nomes para o eleitor, Jandira saltou de 6% para 13%, enquanto Dornelles oscilou de 9% para 11%. Segundo o Datafolha, não souberam dizer nenhum nome 60% dos eleitores – eram 70% há duas semanas.